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Arquitetos: Arkpro Studio Albania
- Área: 700 m²
- Ano: 2023
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Fotografias:Liridon Cani

Descrição enviada pela equipe de projeto. O rio traz as pedras, o ar traz as ideias e a luz as dá vida. Assim começa a imaginação para a criação do novo templo católico moderno, o primeiro de seu tipo na República da Albânia, projetado e inteiramente construído no país por um arquiteto albanês, com trabalhadores e materiais locais.



O vilarejo onde esse templo foi erguido está localizado próximo a um rio, e o concreto se apresenta como o material mais racional e adequado para essa paisagem. Ao longo das estradas, é possível ver seixos fluviais por toda parte, pois, antes da era comunista, o rio atravessava essa região. Durante o regime, o vilarejo foi realocado de sua posição original, acima do rio, para uma área abaixo dele, após a construção de uma barragem que desviou o curso do rio para secar as terras agrícolas que antes ficavam alagadas na planície de Zadrima.


O arquiteto desse projeto nasceu nesse vilarejo e vem de uma tradição cristã. Formou-se em arquitetura na "Academia de Arquitetura de Mendrisio, na Suíça", tendo concluído seus estudos sob a mentoria do renomado arquiteto Mario Botta. Além disso, passou mais de um ano como aluno do laureado com o Prêmio Pritzker de 2009, Peter Zumthor. Posteriormente, trabalhou e colaborou com diversos estúdios de arquitetura na Suíça, onde também se destacou como vencedor de várias competições internacionais organizadas por esses escritórios. O conceito para a realização desse projeto nasceu como resultado da formação desse jovem arquiteto e de seu forte desejo de criar algo único e belo, trazendo esperança para sua terra natal.




A construção deste edifício evidencia que, durante todo o período de transição, nenhuma igreja ou templo religioso havia sido erguido nesse vilarejo, ao contrário de muitas aldeias vizinhas. Não há explicação clara para isso, talvez pelo fato de que, no vilarejo ao lado, exista uma bela igreja do século XIX, construída inteiramente em pedra. O arquiteto poderia ter escolhido formas mais clássicas ou linhas retas para esse projeto, mas não o fez. Optou por uma forma curva, sempre acolhedora. A estrutura não deveria ter ângulos ou cantos agudos, para que não criasse oposição. É um edifício autossuficiente, e, ao entrar, a experiência se torna extraordinária.

Só ao adentrar é possível compreender o que há dentro. Algumas paredes permitem a entrada de luz apenas em uma única direção. Ao cruzar o limiar, somos tomados pela grandiosidade e altura da construção. À medida que nos aproximamos do altar, a inclinação do espaço cria uma sensação singular, dando a impressão de que diminuímos de tamanho. Na realidade, ao chegar diante do altar, estamos 30 cm abaixo do nível inicial. Essa sensação única marca profundamente os fiéis ao se aproximarem do altar desse templo.

Toda a luz natural é cuidadosamente direcionada para o altar. O teto de madeira, aquecido pela tonalidade natural do material, remete à pureza de uma folha de limoeiro — inspiração para essa escolha arquitetônica. Hoje, a igreja se tornou, de fato, o novo centro do vilarejo. Cada morador desfruta de uma vista única a partir de sua casa, e a presença desse templo católico é perceptível até mesmo das aldeias vizinhas. Ele se destaca na paisagem da Diocese de Sapa, no norte da Albânia, dentro do Município de Vau i Dejes, mais precisamente no vilarejo de Naraç.
